MARANATHA

Muito já foi falado sobre meditação. Ela se encontra na base da maioria das religiões como uma prática de corpo, mente e espírito. O monge Beneditino John Main restabeleceu a meditação na tradição cristã  que remonta os primeiros monges,  os Padres e Madres do Deserto do Egito, no início do século III depois de Cristo. Essa prática consiste em nos sentarmos, imóveis com a coluna ereta e com os olhos levemente fechados. Daí, interiormente, silenciosamente e continuamente dizemos uma palavra de oração ou um mantra de manhã e à noite por pelo menos 20 minutos, nos ‘esvaziando’ de todo pensamento.

Eu pratico a meditação cristã há três anos.  Em 2012 eu sofri um colapso nervoso tentando me enquadrar em um trabalho e em uma carreira que não tinham nada a ver comigo. Meu colapso foi devido uma crise de vocação mas também de auto-conhecimento e aceitação. Desde então meditação tem sido minha ‘pá’ para ‘cavar’, me livrar do ego e me ‘ancorar’ no presente. A única coisa que importa é me desprender de pensamentos, preocupações e auto-conversação dando plena atenção à palavra de oração enquanto eu a repito em silêncio, repouso e simplicidade. Silêncio em me desprender dos pensamentos. Repouso em estar fisicamente estática e simplicidade em não me auto-analisar enquanto repito a palavra de oração ou mantra.

Minha palavra de oração ou mantra é ‘maranatha’ em aramaico- a língua falada por Jesus que significa ”Venha Senhor’. São Paulo a cita na primeira carta aos coríntias (16:22).

Em meditação ter o coração puro significa se desprender de egoísmo, culpa e criticismo. Em meditação nos distanciamos do ego. Essa é a forma que eu encontrei de viver no presente e me tornar pura de coração.

“Bendito são os puro de coração, pois eles verão Deus” Mateus 5:8

Leave a Reply

